quinta-feira, 20 de março de 2014

Cuidados

     Hoje eu tenho  uma festa pra ir. Estou bastante animada, prova disso é que minha pele está um lixo.
Confesso que não estou tomando o citalopran que a  minha médica receitou para controlar a ansiedade e nem fazendo terapia  no  momento.


Cuidado com a pele

   No réveillon a minha única promessa foi cuidar bem da minha pele. Logo em janeiro eu já marquei dermatologista, psicóloga e psiquiatra para me acompanharem na minha saga. A minha dermato é PERFEITA, a pele dela é linda e ela sabia de cara o que eu tinha (o que é raro de acontecer), só que a psiquiatra e psicóloga não deram a devida atenção.
    Eu mesma acho que deveria ter persistido mais na terapia mas eu, como estudante de psicologia, fui obrigada a largar a minha psicóloga quando, ao dizer que eu cutucava a minha pele, me afirmou sem nenhum outro conhecimento que aquilo era CULPA. Ora, mesmo se fosse, eu não dei informação suficiente para ela afirmar isso com tanta certeza.
    Acredito  que o mais difícil da doença é justamente essa necessidade da ajuda do outro. Eu, pelo menos, não consigo tirar da cabeça que o médico é uma pessoa como qualquer outra e fico extremamente constrangida quando preciso mostrar minha pele para algum.

Os médicos

    Sempre procurei dermatologistas para acabar com as "bolinhas" no meu braço. O maior problema é que é muito difícil assumir que tem essa doença, por isso eu  sempre mentia: falava que era uma alergia ou que eu coçava inconscientemente.
    Como moro em uma cidade muito pequena, nas  primeiras vezes os médicos só passavam creminhos para aliviar a coceira (que nem existia de verdade) e ficava por isso mesmo.
      Em 2008 eu fiquei sabendo de uma médica que veio para a minha cidade que era da capital e que sabia muito mais do que qualquer um que tinha aqui. Fui correndo nela e decidi falar a verdade. Contei pra ela que eu me machucava principalmente quando estava muito nervosa e que eu queria tentar acabar com as manchas. PRA QUE?! A mulher me pediu pra tirar a blusa e eu tirei, morrendo de vergonha. No mesmo instante ela começou a brigar comigo, GRITANDO dizendo que eu sou louca e puxando a minha calça pra baixo pra ver se eu tinha mais manchas. Disse que eu era doente mental e que eu devia estar internada. (É obvio que eu me senti completamente humilhada e só fui procurar um médico novamente em 2010).
     A falta de estudo sobre essa doença aqui no Brasil faz com que muitos médicos não entendam o cuidado que devem ter com os pacientes.  Em 2010 eu fui até a Bh fazer tratamento com um médico bem louquinho mas que pelo menos se aproximou do que eu tinha. Ele foi o primeiro a me fazer procurar sobre a doença e que me fez descobrir o nome Dermatilomania. 
    Inicialmente o meu diagnóstico era de dermatite factícia.  Nessa época eu fiz vários pillings que fizeram minha  pele do braço e costas melhorarem consideravelmente. Notei que enquanto estava em tratamento, eu não cutucava a minha pele, foi uma época boa.
     Infelizmente, no final de 2010 o meu namorado terminou comigo e eu fiquei arrasada. Acabei jogando pelo ralo uma fortuna em tratamento. Até hoje a minha pele não se recuperou dessa época e só agora eu estou voltando com as esperanças.

Essa é uma parte de mim:

Coisas que me ajudaram ficar um tempo maior sem me machucar:

  1. Enquanto eu estava em tratamento, como eu ia ao médico toda semana, eu conseguia me controlar por longo período.
  1. Quando eu coloquei unha de gel, eu não CONSEGUIA coçar. Pena que ela  quebrou e eu não achei local na minha cidade que faça.
  1. Academia também diminui ansiedade um pouco

7 comentários:

  1. Nossa, como me identifiquei com você. O meu problema está no rosto e os membros superiores (braço, costas). Gostei da sua ideia sobre unhas em gel, como posso adquirir? Ainda não tive coragem de ir ao médico, sempre fico esperando uma melhora para marcar uma consulta. Sofro bastante com isso, não tenho vontade de sair, estou perdendo meus amigos. Não tenho coragem de ir à praia e só uso blusa fechada. Obrigada por compartilhar seu problema. Várias pessoas buscam uma solução pela internet, pois não tem coragem de expor para alguém. Essa é uma mania isolada, a pessoa sofre sozinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! A unha em gel é um tipo de unha postiça que você pode achar em alguns salões de beleza. Pra mim funcionou bem; como unha fica muito grande, frágil e com bastante cola em baixo, não dava pra coçar.
      Os meus problemas com os médicos e tratamento são os mesmos seus. Sei que sempre arrumo uma desculpa para adiar :(
      Mas não desanime!! A minha mãe possui dermatilomania e hoje ela tem uma pele praticamente normal. Já tem muitos anos que eu to tentando fazer mil tratamentos e sempre tenho recaídas, mas ainda tenho fé que vai dar certo!
      Obrigada a você por comentar. Tem tanto pouco estudo por aí, é bom saber que não somos uma "aberração" e assim a gente pode ir se ajudando.

      Excluir
    2. Sua mãe tomou algum remédio, fez alguma terapia?
      Vou tentar esse método de unhas em gel, pois já tentei cortar as unhas curtinha, luvas, fita microporo. Não adianta, pois preciso de algo que posso molhar. Sempre estamos lavando as mãos, tomando banho...
      Você mora no sul do Brasil? Eu moro no nordeste, pense na tristeza em olhar o mar e o sol. Não posso usufruir dessa beleza.
      Boa sorte p nós! Se um dia, eu tiver resultado positivo, venho postar.

      Excluir
    3. Ela diz não ter tomado. Disse que enquanto namorava o meu pai, ele sempre brigava com ela e, como era difícil esconder, ela foi largando a mania. Ela ainda aparece com um machucadinho ou outro, mas não é nada que a tire da "normalidade".
      O que eu acho é que a intensidade varia de indivíduo para o outro. Aprendi que a chamada "força de vontade" é só uma expressão inventada (não existe de verdade). Cada um tem algo que pode impulsionar a parar, mas é quase impossível identificar o que. :(

      Eu moro em Minas Gerais. Ainda bem que aqui não tem praia, mas tenho o sonho de visitar as praias do nordeste. Será a primeira coisa que eu farei quando eu conseguir melhorar (Se eu conseguir). Imagino a sua tristeza.
      Me de noticias, sim! Ficarei muito feliz.

      Excluir
  2. Nossa, estou impressionada com o blog, nunca imaginei que o que eu fazia tinha nome... eu estava machucando apenas as costas a algum tempo atrás e comecei a perceber que estou cutucando outras pastes, estou espremendo bastante a perna, ombros, rosto, busto e qualquer outro lugar que acho uma saliência, mesmo que não tenha nada... quando eu era mais nova tinha muitos furúnculos e picada de insetos , sempre em mim parecia mais "chamativo" ai as pessoas falavam que era pq minha pele era clarinha... poxa, estou ligando tantas coisas, NUNCA imaginei que fosse um problema '-'. Estava procurando sobre o protetor solar Episol e achei seu blog, mas estou a muito tempo procurando por clareadores de pele, sempre evitando médicos. nossa, estou realmente surpresa. :'( Por favor, não pare o blog, preciso saber como você está, como descobriu, que médico você procurou... por favor! meu email: nnm_resende@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Sua médica é de BH? Eu moro aqui, você pode me indicar? nnm_resende@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. vc pode passar o nome do medico de bh?

    ResponderExcluir