segunda-feira, 16 de junho de 2014

Ansiedade

Já estamos no meio do ano. Senhor! Como o tempo passa rápido.


Numa das minhas aulas de filosofia o professor falou em sala que a ansiedade  era uma “moda” e que se as pessoas passassem um tempo do dia para meditar ela não existiria. (!!!!!!!!) COMO ASSIM???  Deu vontade de sacudir ele! 

TOOODOS esses “grandes entendedores”-sqn- que comentam no G1 acham que entendem sobre ansiedade.  Mas a verdade   é que não temos ansiedade, SOMOS ansiosos. A ansiedade faz parte de quem eu sou e a dermatilomania é algo que, inicialmente me trouxe tanto conforto que se tornou um vício, e hoje mesmo não trazendo benefício faz parte de uma necessidade.

Onde estão os centros de recuperação para esse tipo de vício¿ Poxa, se eu  sou viciado em  álcool, eu elimino toda o álcool da minha vista. Se  eu sou viciada em me cutucar, faço o que¿ Arranco a minha mão como alguns comentaram na matéria¿ Acho pouco viável.... 

Infelizmente eu tenho cutucado todos os  dias desse mês. 
Meu noivo pergunta: Você sabe que isso é errado... por que você continua fazendo?
Alguém tem a resposta pra isso? Eu vivo especulando e nunca acho respostas concretas.
Acho que no dia que eu o conseguir responder isso, estarei mais perto de melhorar


Semana que vem eu tentarei voltar pra terapia. Boa sorte pra mim :(
.

9 comentários:

  1. Oi, me identifiquei imensamente com o seu blog. Olhar a foto das suas pernas foi a mesma coisa que olhar para a minha. Eu sofro desse problema desde os 8 anos de idade eu acho, faz tanto tempo que não me lembro ao certo quando comecei. Hoje tenho 19 anos e só hoje eu tive conhecimento dessa doença, de que realmente é uma doença. Eu pensava que era apenas uma mania incontrolável e que absolutamente ninguém entende, e é claro, imaginava que era somente eu nesse mundo que tinha isso. Eu não aguento mais essa situação, tanto é que só descobri agora, pois como você mesmo disse em uma postagem que é como um regime em que você consegue manter o dia todo, mas durante a noite acaba perdendo o controle. Eu não aguento mais conviver com isso, não poder usar uma saia, um shorts, vestido e blusas de manga curta. Minha vida social está completamente comprometida, inclusive nos relacionamentos amorosos. O pior é isso ser uma doença e ninguém ver como uma doença, acreditar ser uma mania banal da nossa parte, e não como uma compulsão. Estou muito triste hoje o dia inteiro pois foi difícil descobrir que isso se tratava de uma doença, que me corrói muito por dentro e a cada dia destrói o meu emocional gerando até uma espécie de depressão. Espero que isso seja possível de ter cura, não quero que seja pra sempre. Fiquei muito feliz em ter encontrado o seu blog, as suas histórias são as mesmas que as minhas. Ficaria muito feliz se respondesse minha mensagem e pudéssemos nos falar mais. Obrigada, fique com Deus. Que Ele nos dê força para lutar e vencer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe pela demora. Confesso que não tenho entrado no blog pq não tenho conseguido me controlar.
      Não fique triste por saber que é uma doença. Eu, na realidade, fiquei muito feliz quando eu descobri. Por muito tempo eu achei que era uma aberração, que ninguém poderia me entender. Saber que é uma doença e que tem mais gente com isso no mundo, ajuda a ter esperança que mais pessoas estudem sobre o caso e ajudem a achar uma cura ou algo que melhore consideravelmente.
      Minha pele hoje está horrível... tem hora que eu sonho em acabar com isso e colocar um vestido. Fazer uma "surpresa" para a minha família e amigos.
      Eu percebi que se você fala para alguém que você tem uma "mania", ninguém te leva a serio. Mas se você tem um "transtorno" as pessoas respeitam (apesar de ser a mesma coisa). É só sabendo o que você tem para se impulsionar a melhorar!!

      Eu sei que a vida social fica prejudicada, mas não desanime! Não se entregue à depressão! Compre roupas com manga que você ache bonita, faça maquiagem...não deixe de curtir!
      meu e-mail é dermatilomaniaca@gmail.com ...se precisar conversar, estarei disponível.
      Vamos conseguir!!

      Excluir
    2. 😭😭😭😭😭😭preciso de ajuda

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cá estou eu novamente comentando no blog! Como você está? Espero que esteja se sentindo melhor!

    Resolvi escrever porque estou animada com meus 5 dias livres do picking. Te conto, não ria... ou ria, porque de certa forma, É engraçado: resolvi que ia usar algo (objeto) que me incomodasse até que eu conseguisse ficar 7 dias corridos sem me cutucar (no meu caso, meu "foco" é o rosto). Bom, coloquei um anel grande que eu tenho, e não tenho costume de usar, e que fica me enchendo a paciência... e está funcionando! Não, o anel não é mágico, a luta é contínua, mas nesses 5 dias algumas coisas tem passado por minha cabeça. ..

    Quem tem dermatilomania não é fraco, não é teimoso, não é masoquista... quem tem dermatilomania tem um vício tanto quanto quem fuma, quem bebe, quem não consegue parar de comer... quem fuma sabe muito bem o mal que faz, mas o fato de as pessoas dizerem isso não faz a pessoa que fuma simplesmente pensar "Puxa vida, é verdade, como não pensei nisso antes? Vou parar então". Não é simples assim, e também não é simples pra quem tem o "picking".

    A pessoa que tem dermatilomania em geral é ansiosa; a ansiedade piora o picking e o picking piora a ansiedade. É uma bola de neve. E o ato de se cutucar é -incrivelmente- prazeroso, íntimo, é quase que um momento só seu, quase que um "transe"... claro, sabemos que não é assim que nos sentimos depois. Novamente, similar com o vício de cigarro, bebida...

    Eu já tentei parar com o picking muitas vezes. Pessoas já me falaram coisas absurdas na tentativa de me ajudar (o que só piorava, apesar das boas intenções). Só que nas vezes em que tentei anteriormente, por mais que eu quisesse parar com o picking, eu não conseguia. Quando havia qualquer recaída, eu conseguia ouvir como uma voz na minha mente, um lado de mim mesma que dizia "deixe os outros pensarem o que quiserem, eu sou assim e ponto" enquanto meus dedos percorriam e arrancavam qualquer "imperfeição", vez após vez. Minha pele do rosto e ombros está toda marcada...

    (contina...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Semana passada eu cheguei no ponto de "chega". Mas foi diferente. Foi consciente. Foi um "agora eu vou é cuidar de mim". Pensei na história do anel (é um anel de gatinho que eu carinhosamente apelidei de Bartolomeu...rs), e o anel tá aqui, no meu dedo, me perturbando e me "vigiando". E percebi que:

      - O primeiro e mais importante passo para realmente conseguir lutar contra o picking é QUERER. E aí você me diz: "Mas eu quero parar!". Quer mesmo? Você precisa querer por você, não porque as outras pessoas dizem algo, não por vergonha dos outros, nem nada assim. Por v-o-c-ê. Se você tentar parar pelo que os outros possam pensar de você, você não terá base pra conseguir, porque o picking é um momento seu, vem de você, então só você pode ser a real motivação para parar. Pense nisso. Motive-se. Cuide-se. Ame-se.

      - Escolha algo pra te lembrar constantemente da sua determinação. No meu caso, é esse anel grande e desengonçado; ele não passa despercebido de mim e está na mão que mais uso pro picking. Se sinto vontade, olho pra ele lembro da minha determinação, e isso tem realmente me ajudado. Você pode escolher qualquer coisa que você possa usar o tempo todo, mas que você não vá se acostumar: um brinco grande, uma pulseira, usar o relógio na mão inversa, use sua imaginação!

      - Uma vez motivado a realmente parar, assim como acontece com pessoas que querem parar de fumar, é necessário: preparação, apoio de outros e importante: uma data. Sim, um dia exato que você marca para ser “o marco”. Parece besteira, né? Mas não é não. Foco!

      - Preparação: Pesquise sobre o picking. Pense nos motivos que fazem isso ser ruim pra v-o-c-ê (esqueça os outros!). Pense em medidas práticas que podem te ajudar a parar, por exemplo: No caso de quem faz isso com a pele, compre cremes, óleos corporais... Você vai substituir o picking por um ato de cuidar-se. Tenha sempre à mão algum creme ou item para aplicar na pele quanto sentir vontade de cutucar. Bateu aquela vontade louca? Lembre-se da determinação SUA de parar, pegue um creme e passe imediatamente no local onde você ia cutucar (pensa que eu não sei que você sabe a localização de cada lugarzinho pra mexer?? hein?). Tenha pressa não, passe o creme demoradamente... passe mais um pouco, massageie... sinta-se cuidando de você. Além disso, quando você hidrata bem sua pele (e suas casquinhas!), fica bem mais difícil e menos tentador cutucar depois do que uma pele seca. Então não economize, se lambuze.
      Se for alguém que cutuca as unhas, compre também cremes e produtos específicos pra cuidar das cutículas, fortalecer as unhas, e faça as unhas! Se é mulher, pinte, não interessa que você acha seus dedos feios nesse momento, não interessa que você não quer chamar atenção pra suas unhas, neste momento pense em você! Sinta-se cuidando de você. Pinte as unhas, mesmo que não fique uma obra de arte. Sinta-se orgulhosa. Se for homem, ora essa, cuide-se também! Compre produtos para proteger e cuidar das mãos/pés e unhas, compre uma base específica pra homens (existe, viu?). Marque um dia certo da semana pra isso se achar que te ajuda: aqui, faço aos sábados, enquanto assisto um programa que gosto na TV.

      (continua...)

      Excluir
    2. - Outro passo muito importante: apoio. Para pessoas que querem parar de fumar, de beber, que querem perder peso, a formação de grupos de pessoas com o mesmo objetivo é muito importante. Ter alguém que te conheça, que entende seu problema e que quer te ajudar é muito bom. O problema é que com o picking, poucas pessoas realmente conhecem o problema e entendem... é até difícil encontrar um profissional que saiba lidar com isso (psicólogos, psiquiatras). Mas certamente tem pessoas ao seu redor (ou mesmo no seu mundinho virtual) que querem te ajudar. Família, amigos achegados. Então, obtenha apoio. Mas não é qualquer apoio...
      Das outras vezes em que eu estava tentando parar com o picking, meu marido muitas vezes me via frustrada, e na tentativa de me ajudar, se ele me via cutucando, ele já alertava "não cutuca!", "pode parar!". Só que quem tem picking, uma vez que começa, não quer parar. É irritante se alguém percebe e te condena. Outra pessoa te vendo cutucar e pedindo pra parar é ainda pior, pois te faz lembrar do quanto você se sente impotente, do quanto é difícil pra você. Traz sentimentos ruins. É negativo.
      Mas quando você já tomou o primeiro passo (determinação de parar por você, não por outros), escolheu algo pra te lembrar disso (no meu caso, o anel), já se preparou, tomando medidas práticas (comprando cremes, etc, e deixando sempre à mão), deixe outras pessoas (pessoas chegadas!) saberem disso.
      No meu caso, meu marido e minhas colegas de internet e trabalho sabem do motivo de eu estar com esse anel. Em casa, às vezes preciso tirar ele por um tempinho pra fazer alguma coisa, e logo o marido diz "cadê seu anel?". E isso soa muito, muito melhor do que se ele me chamasse atenção pro picking. Quando alguém chama atenção pro seu picking, você se sente incapaz. Quando alguém chama atenção pro objeto você está usando pra te ajudar com seu picking, você se sente motivado. Você lembra do seu "trato" com você mesma. Te põe pra cima. É positivo.

      Estou há 5 dias sem ferir meu rosto. Em dois dias, a minha pele já estava visivelmente bem melhor. Estou orgulhosa de mim. Espero que eu consiga continuar firme, mas sempre tenho em mente que isso é algo que eu sempre terei de controlar, como acontece com um obeso que consegue emagrecer. Não vou baixar a guarda. É uma mudança de dentro pra fora.

      E não se desanime se tiver recaída. O problema não é cair, é não querer se levantar. Tente outra vez. E de novo. ;)

      Espero que meu relato ajude alguém, ficaria feliz se isso acontecesse. E se você tomou tempo pra ler até aqui, obrigada! Comente, isso é muito bom pra mim e muito bom pra você também.

      Excluir
    3. Eu li todo o seu relato e realmente foi muito motivador. Como já disse em uma postagem anterior, faz pouco tempo que descobri que a minha mania de se cutucar tratava-se de uma "doença". Após ver tantos outros casos e relatos, na segunda feira dia 14/07 eu resolvi parar. Senti uma repulsa enorme dentro de mim e por três dias consegui parar. No entanto, hoje eu tive recaída. Poxa vida, como é difícil!! A sensação de não mexer na pele é tão intensa, a cada minuto bate uma vontade enorme de se cutucar, ver como estão! É muito triste. Mas como li em seu post, a questão realmente não é ter recaída, mas se eu tiver não posso desistir e continuar ainda hoje. A ideia da data é excelente! Ajudará bastante! E hoje mesmo eu decidi! A minha data começa hoje! Nem que para isso eu faço um pequeno ritual (de passar cremes, etc e etc). As únicas pessoas que sabem disso são meus familiares, eles me ajudam mt, apesar de não saberem que realmente trata-se de um vício. Gostaria muito de ter pessoas com o mesmo problema que o meu ao meu redor, para que assim possamos nos ajudar. Seria muito satisfatório poder conversar com você! Poxa, cinco dias? Só nós sabemos que cinco dias é uma grande vitória para quem sobre disso. Cada minuto, cada hora e cada dia que passa é motivo de alegria! Como é difícil! Quem me dera chegar a esse recorde! Até agora o meu máximo foram três dias! =/ .. Mas a partir de hoje, irei sim utilizar-me de um objeto (assim como você faz uso do anel) como forma de motivação, algo que me faça me sentir mais comprometida comigo mesmo. E se eu objetivo usar um shorts ou saia, é para MIM e não para os demais. Muito obrigada!

      Excluir
    4. Fico sempre muito feliz quando vejo um comentário no meu blog. Pode notar que eu sempre posto alguma coisa depois que eu leio, hehe.
      Ainda não tentei a técnica do objeto que você sugeriu, mas vou começar hoje!
      Falarei com o meu noivo e meus amigos a minha meta, pq é realmente muito doloroso um “pare de cutucar”. Eu sempre sinto que estou sendo criticada por completo, me ofendo mesmo.
      Os seus conselhos foram muito bons, espero conseguir segui-los.

      Excluir